Marília vai integrar a Rede Paulista de Incubadoras

Documento É assinado pelo prefeito Vinicius e parceiros
Compartilhe:




O Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM) deve fazer parte brevemente da Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica(RPITec) e consequentemente dar mais um passo importante para instalação do futuro Parque Tecnológico de Marília.

O requerimento de inclusão foi assinado pelo prefeito Vinícius Camarinha que recebeu nesta semana o reitor do Univem, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, o presidente da ASSERTI e coordenador do curso de Ciência da Computação do Univem, Prof. Dr. Elvis Fusco, o gerente do escritório regional Marília do Sebrae/SP, Marcelo Augusto Montagnana, o Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cássio Luiz Pinto Júnior e o Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Univem.

O documento, elaborado pelos professores Elvis e Fábio, contém a justificativa do pleito e a caracterização detalhada do empreendimento demonstrando a efetividade e o sucesso da incubadora de Marília, criada desde o ano 2000, como centro de incentivo ao empreendedorismo e de negócios, fomentando a inovação como diferencial competitivo. Muitas das empresas que passaram pelo CIEM são referência nacional na área de tecnologia da informação.

PARCERIA

O CIEM é fruto de parceria do Univem, da Prefeitura Municipal de Marília do SEBRAE e a presença de todos os representantes neste encontro fortalece as ações que estão sendo implementadas com o apoio do governo estadual, que já sinalizou de forma positiva para a vinda do Parque Tecnológico. Na reunião foi assinado o requerimento que credencia a incubadora de Marília na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A inclusão do CIEM na Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica é um dos pré-requisitos para o credenciamento provisório do Parque Tecnológico de Marília no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos e soma esforços com as iniciativas do poder público municipal que vem se empenhando em atrair novas empresas para a cidade.

Além da inclusão do CIEM, outro pré-requisito é credenciar um Centro de Inovação Tecnológica, demonstrando a organização do Sistema Local de Inovação que contempla: a cooperação entre as universidades, os laboratórios de pesquisa e as empresas e organizações do setor privado.  

Este processo também está sendo desenvolvido pelos professores no COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), laboratório de pesquisa, ligado aos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, que mantém projetos de pesquisa e inovação e já atende indústrias de Marília e da região e que catalisa as ações que permitem a comprovação da existência de um Sistema Local de Inovação na cidade de Marília.

O prefeito Vinícius destacou que tem o maior interesse em que as coisas acontecem dentro de um cronograma mais breve possível, pois entende que o setor da  tecnologia é um grande apoiador do desenvolvimento regional e Marília é o pólo das ações.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.