Leitos de UTI SUS e particulares estão com ocupação acima de 95%. Saúde deixa de divulgar números regionais.
Uma mulher de 40 anos, hipertensa, é o sexto paciente de Marília que foi transferido para UTIs de hospitais da região. O motivo, mais uma vez, foi a falta de leitos no município. Desta vez, ela foi levada para a Santa Casa de Adamantina, a 141 kms de Marília.
Aliás, isso ocorre tanto em relação àqueles contratados pelo SUS como também em relação a particulares/convênios. Em todos os casos, estão acima de 95%.
Pelo último levantamento, no sistema SUS, hoje só havia uma vaga no ABHU (Hospital Universitário) e, dessa maneira, o índice era de 97,37%.
Já em vagas particulares, desta vez a Santa Casa é que também dispunha de apenas uma vaga, com 96,43% de ocupação.
Vaga em Adamantina
A paciente transferida hoje testou positivo para Covid-19 no começo desta semana (dia 8) e ontem deu entrada no PA Sul, com nove dias de início dos sintomas.
Ela foi levada à sala de emergência do local, com diminuição da saturação e dispnéia (falta de ar). Como o quadro clínico se agravou, teve que ser intubada e e colocada em ventilação mecânica.
Como não havia possibilidade de vagas em hospitais da cidade, durante a madrugada os médicos conseguiram uma vaga na Santa Casa de Adamantina, para onde foi transferida por volta das 16h30, transportada por uma UTI Móvel.
Divulgação regional
A Secretaria Municipal da Saúde de Marília deixou de divulgar, desde o começo da semana, os índices de ocupação de UTIs nos hospitais de toda região ligada a Direção Regional de Saúde, se limitando a manter os dados dos hospitais locais.
Nesta tarde, o secretário Cássio Luiz Pinto Junior (foto), negou que tivesse sido "proibido", pelo Governo do Estado, de revelar os dados regionais.
Ele explicou que como eram informações repassadas aos secretários dos municípios e não uma divulgação "oficial" à imprensa, entendeu que essa informação deveria ficar sob responsabilidade do Estado.
Na terça-feira, último dia que a imprensa teve acesso ao levantamento, 11 das 12 unidades hospitalares da DIR estavam com 100% de ocupação.
Havia apenas uma vaga na Santa Casa de Assis. Portanto, o índice regional era de 99,39% de ocupação. No total, a região tem 164 leitos SUS de UTI.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





