Secretaria da Saúde anuncia 150 novos leitos que serão contratados. Cidade tem sete novos casos e mais duas mortes suspeitas, mas números de pessoas em transmissão e curadas chamam a atenção.
Apesar do crescimento do número de casos de Covid-19 nos últimos dias em Marília (os dados divulgados hoje são de sete novos casos e mais dois óbitos sob investigação), a situação está sob controle, levando-se em conta a quantidade de habitantes e também do número de internações.
A análise foi feita pelo secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Junior, ao anunciar que nos próximos dias serão contratados mais 150 novos leitos hospitalares exclusivos para atender pacientes com o novo coronavírus. Isso vai representar mais que o dobro do número atual (são 146 leitos).
Isso está sendo possível graças ao repasse de recursos para implantação de um hospital de campanha na cidade.
"Criar um hospital de campanha demandaria utilizar boa parte dos recursos para contratar equipes e equipamentos. Por isso, optamos em contratar os leitos já existentes nos hospitais que já possuem toda estrutura montada", explicou o secretário.
Números de leitos
Atualmente, o número de leitos está assim definido: UTI adulta (37) e UTI pediátrica (05); enfermaria adulta (93) e enfermaria pediátrica (11), totalizando 146 leitos (entre Santa Casa, ABHU - Associação Beneficente Hospital Universitário- e Hospital das Clínicas).
Com os novos recursos disponíveis, serão contratados mais 34 leitos para UTI adulto e 116 de enfermaria também adulto, totalizando 150.
Reforço - Portanto, nos próximos dias a cidade passará a contar com 280 leitos adultos (sendo 71 deles na ala de UTI adulta), além de outros 16 na pediatria, totalizando 296 leitos para casos de Covid-19.
Para se ter uma ideia, hoje existem 13 pessoas internadas (apenas uma com a doença confirmada - as demais aguardam resultado dos exames). Isso representa uma taxa de ocupação de apenas 0,04% do total de leitos.
Novo balanço
No começo desta tarde, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou novo balanço do novo coronavírus.
Foram confirmados mais sete casos, totalizando agora 116 casos. Das pessoas em transmissão (internados ou isolados em casa) houve uma redução de 45%. Hoje são 40 casos e até ontem eram 72).
Já o número de pessoas já curadas mais que dobrou em relação a ontem, passando de 36 para 75 casos)
A Secretaria aguarda resultados de 111 exames colhidos (casos suspeitos) e descartou outros 328 casos.
Marília continua com somente um caso de óbito confirmado, mas de ontem para hoje passou de um para três mortes suspeitas de Covid-19.
Ao analisar o último levantamento, o secretário Cássio Luiz Pinto Junior observa que a transmissão da doença na cidade é uma realidade em Marília.
O esforço é no sentido de que as pessoas sigam todas as normas de prevenção (como uso de máscaras e álcolo em gel, além de evitar aglomerações) para que, mesmo com o crescimento, isso ocorra de uma forma controlada, principalmente no que diz respeito aos casos mais graves.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





