Marília tem apenas 5% dos leitos ocupados pela Covid-19

Compartilhe:




Dados foram divulgados no começo desta noite pelo prefeito Daniel Alonso, após videoconferência com o governador Doria

Apesar da preocupação do governo estadual com o avanço da doença no interior paulista, em Marília a situação continua sob controle, tanto em relação aos casos confirmados como também na ocupação de leitos hospitalares. De acordo com informações divulgadas no começo desta noite pelo prefeito Daniel Alonso, a taxa é de apenas 5%, ou seja, dos 306 leitos disponíveis (entre UTI e enfermaria), apenas 14 estão ocupados.

O chefe do Executivo fez uma live nas redes sociais logo após participar de uma videoconferência com o governador João Doria e os outros 15 prefeitos que fazem parte do Conselho Municipalista, criado com objetivo de pactuar as futuras decisões de flexibilização da quarentena e retomada da economia no Estado após a pandemia do coronavírus.

Daniel explicou que a reunião presencial, realizada no Palácio dos Bandeirantes, durou ontem por cerca de quatro horas. Mas ainda ficaram alguns assuntos pendentes, por isso prosseguiu nesta tarde (após às 16h) pelo sistema online.

O chefe do Executivo aproveitou para apresentar os dados do informe epidemiológico desta tarde. Foram confimados dois casos nos últimos cindo dias (ver tabela na matéria).

Quanto a flexibilização da quarentena, o prefeito explicou que mesmo essa relativa tranquilidade que ocorre em Marília a situação pode se agravar, caso a população não siga as medidas de prevenção.

Ele citou o caso de Rio Preto que também estava com números estáveis, mas em apenas cinco dias registrou mais 100 novos casos. 

Ocupação de leitos

Como a taxa de ocupação de leitos será um dos fatores principais para a flexibilização (além do isolamento social), Daniel Alonso informou que atualmente Marília tem 42 leitos de UTI (oito estão ocupados - inclusive com pacientes da região) e 104 de enfermaria (seis ocupados). Portanto, são 146 para 14 ocupados (o que daria 10%).

Mas, como existe uma reserva estratégica de mais 160 leitos (dos quais 44 só de UTI), a cidade teria para oferecer 306 leitos, dos quais apenas 14 estão ocupados - portanto 5% de ocupação.

Segundo o governo, a flexibilização vai ocorrer naquelas cidades em que a ocupação esteja abaixo de 60%.

Novos casosA Prefeitura divulgou há pouco quem são as duas novas vítimas do novo coronavírus.

São duas mulheres, uma da 49 e outra de 38 anos. Elas tiveram contatos diretos com pacientes que já tinham a Covid-19. Ambas estão em isolamento domiciliar.

Confira o pronunciamento ao vivo do prefeito Daniel Alonso:

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.