Marília tem 7 mil eleitores com títulos cancelados. Veja como fazer a regularização

Compartilhe:




Levantamento divulgado pela Justiça Eleitoral aponta que cerca de sete mil eleitores marilienses tiveram o título cancelado já que faltaram às três últimas eleições de votação obrigatória e não justificaram a ausência ou pagaram a multa estipulada pela legislação. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são mais de 5 milhões de títulos foram cancelados em todo o país.

Além de não poder participar do pleito, seja votando ou sendo votado, o cidadão com título cancelado fica sujeito a uma série de impedimentos, não podendo tomar posse em concursos públicos, renovar matrícula em instituições de ensino pública ou tirar passaporte. 

Como regularizar?

Para regularizar, o eleitor deve primeiro checar a situação de seu título, presencialmente no cartório eleitoral de seu domicílio eleitoral ou no autoatendimento pela internet. Se for confirmado o cancelamento, o cidadão pode protocolar um requerimento para que o documento seja regularizado fora do prazo.

É necessário justificar, de preferência com provas documentais, a ausência nos pleitos de comparecimento obrigatório, ou pagar as multas correspondentes.

Também não adianta somente cumprir as exigências, sendo imprevisível também preencher o requerimento específico, seja no próprio cartório ou no autoatendimento online, clicando na opção Título Eleitoral e, depois, em opção 6. 

Cuidado com o prazo - A verificação e o cancelamento de títulos irregulares ocorrem sempre em anos não eleitorais, como forma de manter atualizado o cadastro nacional de eleitores e conforme determina a legislação eleitoral. Por isso, a Justiça Eleitoral de Marília fez um alerta: quem está com o título irregular deve procurar os cartórios eleitorais antes de maio de 2026, pois é quando "fecha" a contagem de quantos eleitores estarão aptos a votar em outubro. Com informações da Agência Brasil.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.