A Secretaria Municipal da Saúde de Marília informou que a cidade registrou, na semana epidemiológica de 22 a 28 de junho, nove casos de meningite. Não há informações sobre o balanço da doença neste ano. A partir desta semana, passa a ofertar a vacina meningocócica ACWY no SUS para crianças de 12 meses, atendendo recomendação do Ministério da Saúde.
A vacina, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria causadora da meningite, era ofertada pelo SUS somente a adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal.
A mudança amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria da meningite. Atualmente, o esquema vacinal inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses, e um reforço aos doze meses. Com a atualização, esse reforço será feito com a vacina ACWY.
As unidades de saúde de Marília, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, estão abastecidas com a vacina. Já a UBS Nova Marília integra o Programa Melhor Horário e funciona até as 22h de segunda a sexta, inclusive para vacinação.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





