Crescimento chega a quase 60% em relação ao ano passado.
A Vigilância Epidemiológica de Marília registrou 91 acidentes envolvendo escorpiões na cidade entre janeiro e abril de 2025, o que representa aumento de 59,65% em relação ao mesmo período do ano passado (57 ocorrências), informa o G-1. Muitos desses ataques poderiam ser evitados com medidas simples (veja abaixo).
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 87% dos casos são considerados leves e não exigem aplicação de soro, mas o acompanhamento médico é essencial. A dor após a picada é imediata. Outros sintomas incluem formigamento, vermelhidão e suor no local.
Casos mais graves, principalmente em crianças, podem apresentar náuseas, vômitos, agitação, salivação excessiva, tremores e aumento da pressão arterial.
Em caso de picada, a recomendação é lavar o local com água e sabão, e procurar o mais rápido o pronto socorro, para conseguir ser medicado adequadamente.
O soro antiescorpiônico está disponível no Hospital das Clínicas (HC) de Marília e Botucatu para adultos. No caso de crianças, o atendimento deve ser feito no Hospital Materno Infantil (HMI), em Marília.
Como evitar os ataques de escorpiões:
- Limpe regularmente jardins, quintais e áreas externas, removendo entulhos, folhas secas e outros materiais que podem servir de abrigo para escorpiões;
- Acondicione o lixo em sacos plásticos ou recipientes fechados para evitar o acúmulo de insetos, que atraem os escorpiões;
- Remova caixas de papelão e outros objetos que possam ser usados como abrigo;
- Verifique e vede frestas em paredes, assoalhos, rodapés e vãos entre o forro e as paredes;
- Use telas em ralos de chão, pias e tanques;
- Instale barreiras mecânicas nas portas e janelas.
Combate a insetos:
- Elimine insetos como baratas e outros que podem ser atraídos para a casa, pois os escorpiões os consomem;
- Use água sanitária nos ralos e frestas de portas.
Outras medidas:
- Sacuda roupas e sapatos antes de usar, pois escorpiões podem se esconder neles;
- Evite colocar as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres;
- Afastar camas e berços das paredes;
- Não deixar roupas de cama e mosquiteiros encostarem no chão.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





