Notificações de dengue crescem a cada dia, mas a Covid-19 ainda faz novas vítimas
A dengue e a Covid-19 continuam avançando em Marília, conforme levantamentos divulgados pelas secretarias Estadual e Municipal da Saúde.
Em apenas um dia, foram confirmados 83 novos casos de vítimas do mosquito Aedes aegypti, além de 334 notificações nessas mesmas 24 horas (agora são 5.500).
Já a Covid-19 teve a quarta morte deste ano confirmada, além de 63 casos positivos em uma semana.
Dengue avança
Como a Secretaria Estadual da Saúde está divulgando diariamente, de forma online, os novos casos de dengue em todos os Municípios paulistas, os dados apontam que, em apenas 24 horas (de terça-feira em relação a segunda), Marília passou a ser 1.656 notificações positivas, o que representa 83 novos pacientes com a doença.
Outra preocupação é quanto aos chamados casos com sinal de alarme (sintomas mais preocupantes): passou de 30 para 41 das últimas 24 horas, permanecendo nesse mesmo período com quatro casos graves (possivelmente pessoas internadas - embora não conste esse detalhe no boletim médico).

O balanço informa ainda que Marília possui 2.576 suspeitos (154 a mais em 24h) e 1.268 exames descartados (97 a mais que segunda-feira).
Além desses números, a Secretaria informa que desde o começo do ano a cidade teve 4.232 pessoas sob investigação da doença (das quais 237 nas últimas 24 horas), ou seja, pessoas que procuraram unidades de saúde, porém ainda não estariam no período de coleta de exame de sangue.
.jpg)
A cidade permanece com duas mortes confirmadas e mais duas "suspeitas", isto é, aguardando resultado de exames do instituto Adolfo Lutz.
A Secretaria da Saúde anunciou a antecipação do segundo ciclo de nebulização contra o mosquito Aedes na zona norte de Marília.
Covid-19: nova morte
Já a Secretaria Municipalo da Saúde informou, em novo boletim epidemiológico, que Marília registrou a quarta morte por covid-19 neste ano.
Além disso, em uma semana foram 63 casos positivos da doença, com um total de 403 exames positivos desde o dia 1º de janeiro.
A nova vítima fatal é uma mulher de 86 anos com hipertensão arterial sistêmica que foi internada no último dia 18 de fevereiro, mas não resistiu ao agravamento da doença e veio a óbito dois dias depois, em 20 de fevereiro.
Vacinação
O que mais preocupa a Secretaria é a baixa procura por pela vacina. “Nós levamos a vacina até asilos, acamados e outros locais que precisam. Ligamos para várias instituições de saúde e de outros grupos, mas infelizmente poucas doses são solicitadas. Temos estoque e as vacinas estão paradas por causa da falta de procura”, alertou a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes.
Onde vacinar?
Marília possui unidades de saúde distribuídas em todas as regiões de Marília, com atendimento das 7 às 17 horas, além de duas unidades de emergência (UPA e PA).
A unidade de saúde Nova Marília, na zona Sul, também atende no período noturno, das 17 às 22 horas.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





