Marília registra 70 casos suspeitos de sarampo e reforça vacinação neste sábado

Compartilhe:




Devido ao aumento significativo de casos suspeitos de sarampo em Marília e municípios vizinhos, a Secretaria Municipal da Saúde continua em estado de alerta máximo para a doença. Só na cidade já foram notificados 70 casos suspeitos. Neste sábado (18) haverá uma preocupação especial com essa doença durante a Campanha do Dia D de vacinação. 

De acordo com a secretaria, dos 70 casos suspeitos,  54 permanecem em investigação e 16 já foram descartados após resultados negativos por exame laboratorial. Não há casos confirmados de sarampo em Marília.

“Todos os casos suspeitos estão sendo devidamente investigados e aguardam confirmação laboratorial. Como medidas preventivas, a nossa Secretaria está intensificando várias ações de controle. Mas, reforçamos que a melhor prevenção é a imunização”, explica a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio. 

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente transmissível, transmitida por via respiratória através de gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Os principais sintomas são febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite e mal-estar.

Vacinação em Marília


Os postos de saúde de todo o país estarão funcionando hoje das 11h às 17h. Em Marília, a vacinação será realizada nas unidades: UBS Alto Cafezal, UBS Cascata, UBS Chico Mendes, UBS Nova Marília, UBS Planalto, UBS Santa Antonieta, UBS São Judas, USF Bandeirantes, USF Jânio Quadros, USF Jardim Maracá, USF Marajó, USF Palmital, USF Parque das Nações e USF São Miguel.

Serão disponibilizadas todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de 2025, incluindo Influenza, Poliomielite e Covid-19. Haverá uma intensificação das vacinas contra HPV (faixa etária foi ampliada para 9 a 19 anos de idade), e da Tríplice Viral, em razão dos casos suspeitos de sarampo.

Esquema vacinal

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que a vacinação é a principal e mais eficaz forma de prevenção do sarampo. A população deve manter a caderneta de vacinação atualizada e procurar uma unidade de saúde para receber a dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal no município, para crianças menores de 5 anos de idade, está em 88,4% para a primeira dose e de 74,98% na segunda aplicação, conforme dados do Ministério da Saúde.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.