Marília recebe certificação do Programa Município Verde Azul

Compartilhe:




Cidade ficou em 32º lugar do ranking ambiental. Apenas 72 municípios foram certificados

Marília conquistou a Certificação do Programa Município Verde Azul (PMVA) pelas ações ambientais realizadas em 2021, recebendo 87,16 pontos na avaliação estadual, e ocupa a 32ª colocação no ranking ambiental do Estado de São Paulo, sua melhor classificação em toda história do Programa.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Argollo Haber, recebeu a certificação.

Dos 645 municípios do Estado, apenas 72 deles foram certificados. O município alcançou a maior nota da história de sua participação junto ao programa.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Marília vem priorizando a sustentabilidade na administração pública e incentivando a população a atuar como agentes propagadores de ações ambientais através de uma gestão participativa.

Ações em Marília

A certificação ocorreu devido a uma série de projetos que estão sendo realizados em Marília. Através do “Projeto Nascentes”, implantado em 2019, foram identificados e estão sendo cuidados 1.448 olhos d’água espalhados pelo território mariliense.

Com ajuda da população, foram plantadas milhares de árvores através de projetos temáticos, como o “Bosque dos Ipês Amarelos”, “Bosque das Flores” e “Bosque dos Pássaros”, por exemplo. 

Uma série de projetos ambientais estão sendo desenvolvidos em Marília.

Outro ponto a ser destacado foi a criação e apoio de projetos específicos, como o “Doce Futuro e AgroFloresta”, no Jardim Maracá, que estão recuperando uma imensa área degradada, produzindo alimentos, plantando milhares de árvores e reintroduzindo abelhas sem ferrão ao ecossistema. 

O Projeto EcoPonto deu a oportunidade às famílias de catadores de passarem pelo momento extremo de pandemia sem deixar de obterem suas rendas e sustentar suas famílias. 

A cidade teve ainda zero em desmatamento, demonstrando excelentes resultados nas ações de fiscalização e conscientização da população neste item. 

Também hortas urbanas foram desenvolvidas e grandes parcerias foram solidificadas, com empresas como a Danilla Foods e Unimed, que apoiaram diversos projetos, além da Polícia Militar Ambiental, que acompanhou as ações desenvolvidas ao longo do ano, orientando e valorizando cada projeto que conduziu Marília a esta grande conquista. 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.