Marília vai realizar o primeiro censo da população migrante do município. O lançamento ocorrerá no próximo dia 22 de junho (domingo), na praça da Emdurb.
O evento acontecerá com o objetivo de apresentar publicamente a proposta do censo e sensibilizar a sociedade sobre a importância de conhecer quem são, onde estão e quais as necessidades da população migrante local. A realização deste censo nasce de uma demanda legítima e concreta das próprias pessoas migrantes.
A ideia surgiu em rodas de conversa e trocas entre migrantes residentes em Marília, que, a partir da articulação comunitária, deram origem ao coletivo Conexão Migrante. Ao compartilhar vivências e desafios comuns como: dificuldades no acesso à saúde, educação, moradia e regularização documental, o coletivo percebeu a urgência de produzir dados confiáveis sobre a presença migrante no município.
A representante do Conexão Migrante, Hiordana Bustamante, profissional formada em Serviço Social e Psicologia, com experiência na temática migratória foi indicada para elaborar uma primeira proposta de questões a serem incluídas.
Com o censo, Marília dá um passo fundamental para a construção de uma cidade mais inclusiva e comprometida com os direitos humanos. Os dados levantados permitirão a formulação de políticas públicas mais eficientes, baseadas em evidências, e abrirão caminho para o reconhecimento pleno da diversidade que compõe o tecido social mariliense.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




