Marília poderá ter, pela primeira vez, 2º turno nas eleições municipais de 2024

Compartilhe:




Com isso, eleições municipais em 2024 poderá ter dois turnos. Número de eleitores jovens surpreende.

Com o fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2022, o município de Marília poderá ter um colégio eleitoral de mais de 200 mil eleitores já neste ano, o que indicaria, por exemplo, que pela primeira vez as eleições municipais poderão caminhar para segundo turno visando escolha de prefeito e vice.

É o que determina a regra eleitoral e que hoje é restrita a menos de 100 municípios brasileiros. Em 2020, por exemplo, Marília tinha 175.617 eleitores - que representaria um crescimento de 15% do eleitorado em apenas dois anos.

O cadastro oficial ainda será divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) somente até a próxima semana.

Mas, o Visão Notícias obteve informações extra-oficiais de que somente entre os dias 30 de abril e 4 de maio, foram, feitos 2.620 novos cadastros diretamente no Cartório Eleitoral. Isso sem falar de outros cerca de dois mil pedidos que foram feitos via internet.

Mas, os funcionários do Cartório ainda terão muito trabalho pela frente. É que dos 2.620 cadastros "pessoais", cerca de 1.400 ainda não foram enviados ao banco de dados do TSE e as inscrições online (duas mil) ainda precisam ser analisadas caso a caso.

Teremos segundo turno?

A questão de Marília ter ou não segundo turno em 2024 também vai depender de outros fatores "extras".

Oficialmente, temos 160.565 eleitores aptos a votar. Além disso, existem outros 41.684 que foram "cancelados", mas que a grande maioria (cerca de 95%) terão nova chance porque não fizeram biometria e foram "liberados" pelo Tribunal.

Todavia, a partir de dezembro, passadas as eleições deste ano, será aberto novo prazo para regularização, isto é, esses 41 mil eleitores terão que realizar a biometria ou regularizar as demais pendências eleitorais (como não ter votado nas últimas eleições).

Só aí, já teríamos mais de 202 mil eleitores. Levando-se em conta que ainda faltam os cadastros feitos nos últimos dias, Marília poderá chegar a mais de 205 mil elteitores. Sem falar nos cadastros normais que vão ocorrer até 2024.

Perfil dos novos eleitores

Os candidatos às eleições deste ano devem ficar atentos a uma faixa importante do eleitorado: os jovens entre 16 a 18 anos. Embora o cadastro fosse facultativo, houve uma adesão muito grande.

Presencialmente, o maior número de novos cadastros foi de eleitores adultos.

De acordo com balanço do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o país ganhou mais de 2 milhões de novos eleitores na faixa etária entre 16 e 18 anos (não obrigada a votar). Precisamente são 2.042.817 novos cadastramentos, o que representa aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses do ano em 2014.

Em Marília não foi diferente. Os dados extra-oficiais apontam que mais de 90% dos cadastros feitos online foram de eleitores jovens (já de forma presencial a maioria foi adulta).

Outro detalhe interessante: em Marília houve também um número muito grande de pessoas que transferiram o título, ou seja, estavam registros em outro domicílio eleitoral e agora irão votar na cidade. É outro dado interessante visando o pleito municipal de 2024.

 

 

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.