Depois da chuva intensa que atingiu a cidade na semana passada e causou vários estragos, Marília poderá ter novo temporal esta semana, provavelmente entre terça e quarta-feira, por exemplo, podendo chegar a 231 mm de chuva.
Pelo menos este é o resultado das simulações numéricas com persistência, a possibilidade de muita chuva em boa parte do interior do estado de São Paulo ao longo desta última semana de dezembro, segundo informou hoje o site De Olho no Tempo.
As rodadas, ora aumentam, ora diminuem um pouco a taxa de precipitação, mas mantêm a área de abrangência provavelmente a receber grandes cargas, cujo acumulado em apenas 48 horas pode superar os 300 milímetros.
O modelo brasileiro COSMO rodado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) extrema em valores ainda maiores, entre 300 e 400 mm, principalmente sobre municípios do centro, centro-oeste e noroeste do estado, mas em específico entre as microrregiões de Araraquara, Avaré, Assis, Bauru, Botucatu, Lins, Marília, Piracicaba e Sorocaba com taxas acima de 150 mm.
Já o modelo norte-americano GFS também indica em elevados volumes de chuva, com marcas também de até 300 mm, ou mais, para a região central do estado. O modelo europeu ECMWF segue na mesma linha de projeção, com acumulados entre 200 e 300 mm para as mesmas regiões.
Tal índice pluviométrico em um curto espaço de tempo pode desencadear cenas repetidas que todos os anos são registradas, tais como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Independente de qual seja o município, com menor ou maior infraestrutura, cargas de precipitação como a prevista agora pelos modelos, facilmente podem comprometer a segurança da população. Na zona rural, curvas de nível e represas podem também não suportar tamanho volume de água ocasionando em seus rompimentos.
Veja o gráfico de chuva para Marília e algumas cidades da região:

Fonte: De Olho no Tempo
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





