Marília participa da Semana Estadual de Prevenção e Combate à Leishmaniose

Compartilhe:




O município de Marília estará participando da Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral, que acontecerá de 9 a 14 de agosto de 2021, conforme previsto na Lei nº 12.604/2012, que trata da “Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose”.

O objetivo desta Semana Estadual é a formação de uma comunicação em rede que possibilite acesso às informações e interações coletivas com a sociedade para promover conhecimentos sobre a doença.

A estratégia é utilizar os canais de comunicação e as redes sociais para divulgação dos aspectos mais importantes da leishmaniose visceral como: o diagnóstico e tratamento, cuidados com o meio ambiente para controle dos vetores e guarda responsável dos animais.
 

As espécies relacionadas com a transmissão da leishmaniose visceral, o Lutzomyia longipalpis e o Lutzomyia cruzi, popularmente conhecidos como “mosquito palha” já foram detectadas em todas as regiões do Brasil, sendo encontradas em áreas urbanas e/ou rurais.

A presença desse vetor foi confirmada em Marília por pesquisadores da Sucen em 2010, e já no ano seguinte foram confirmados casos caninos autóctones e o primeiro caso humano da doença.

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Divisão de Zoonoses, vem executando inquéritos nas áreas mais comprometidas visando identificar caninos infectados, que são os reservatórios do parasita, por meio de exames sorológicos.

A Divisão de Zoonoses, fica na rua Francisco Busto Martins, 206, atrás da igreja Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Costa e Silva, telefone 3401-2054.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.