Cidade já teve mais de 44 mil casos confirmados e 1.201 mortes pela doença, desde o início da pandemia.
Marília e outras 10 cidades do Estado de São Paulo estão integrando a pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, sobre os efeitos da covid-19 na população brasileira.
A pesquisa Epicovid 2.0 tem por objetivo entender os efeitos da covid-19 no Brasil para auxiliar o Ministério da Saúde na elaboração de políticas públicas efetivas para minimizar suas consequências.
Desde o começo da epidemia, Marília já teve 44.234 casos confirmados da doença, com 1.201 mortes, segundo informações divulgadas de forma online pela Secretaria Estadual da Saúde, envolvendo todos os municípios paulistas.
Desse total de óbitos, sete casos ocorreram desde o começo deste ano.
O último boletim da Secretaria Municipal da Saúde (até o dia 02 de março) aponta que neste ano foram 576 casos confirmados de covid-19.
O que pretende a pesquisa?
Durante este mês de março, estão sendo realizadas visitas domiciliares a 33.250 pessoas que tiveram a doença e que residem em 133 municípios brasileiros.
O objetivo, segundo a pasta, é levantar dados para subsidiar a criação de políticas públicas direcionadas ao tratamento das chamadas condições pós-covid ou covid longa, classificadas como sequelas da doença.

A pesquisa usará informações de 250 cidadãos de cada um dos municípios selecionados (entre eles Marília) que já fizeram parte das quatro rodadas anteriores do trabalho científico, em 2020 e 2021.
Para isso, equipes de entrevistadores visitarão as residências para ouvir os moradores sobre questões centradas em pontos como vacinação, histórico de infecção, sintomas de longa duração e efeitos da doença sobre o cotidiano.
Pesquisa no Estado
Ao todo no Estado de São Paulo, 11 cidades foram escolhidas pela instituição gaúcha para a pesquisa.
Além de Marília, os cientistas estarão entrevistando moradores de Araçatuba, Bauru, Campinas, Araraquara, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





