No indicador “mortes por Covid-19 por 100 mil habitantes”, média de Marília é comparável às melhores do mundo
O avanço de Marília à fase amarela do Plano São Paulo, confirmado pelo Governo do Estado de São Paulo e os melhores índices do município no indicador “mortes por Covid-19 por 100 mil habitantes", foram os destaques da 23ª Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus.
Com a reclassificação, Marília e toda a região da DRS-IX (62 municípios) terão uma flexibilização maior das atividades já a partir deste sábado (a nova quarentena irá até o próximo dia 19).
Em Marília ficou definido que o comércio em geral passará a funcionar já a partir deste dia 5 (sábado) das 9h às 17h, de segunda a sábado. O Marília Shopping e o Esmeralda Shopping abrirão das 12h às 20h, inclusive aos domingos.
Já bares, restaurantes e similares, salões de beleza e barbearias, academias de esporte de todas as modalidades e centro de ginástica também poderão funcionar oito horas diárias, com horários sendo definidos pelos próprios estabelecimentos.
Durante o encontro foi definida também a permissão para eventos de pequeno porte e buffets, inclusive os infantis, desde que não gerem aglomerações.
Marília é destaque
Na reunião foi apresentado também um levantamento da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), que mostra Marília com o melhor índice do estado entre 20 cidades com mais de 100 mil habitantes no indicador “mortes por Covid-19 por 100 mil habitantes”, até o último dia 2 de setembro.
Marília tem a melhor média estadual com 12,6 óbitos a cada 100 mil habitantes, seguido de São Carlos com 14,3 e Araraquara com 14,4.
O índice de Marília é três vezes melhor que o de Bauru (37,2) e mais de cinco vezes melhor que do Estado (41,7 óbitos a cada 100 mil habitantes).
Se levar em conta as 16 cidades do estado que têm entre 200 mil e 300 mil habitantes, o índice de Marília também é o melhor do Estado e, segundo o pesquisador Carlos Alberto Guglielmi Eid, o indicador de Marília, assim como também de Araraquara e São Carlos, é comparável aos melhores do mundo.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





