Marília apresenta plano de flexibilização da academia após o dia 1º

Compartilhe:




Cidade apresenta cinco novos casos confirmados em 24h. Quatro deles de pessoas que tiveram contato com o mesmo doente.

O prefeito Daniel Alonso apresentou nesta sexta-feira o plano“Marília em Combate”, com ações previstas para a retomada gradual das atividades econômicas paralisadas em virtude da pandemia, que será colocado em prática a partir do dia 1º de junho.

Mas, acontece no mesmo dia em que a cidade registrou cinco novos casos confirmados de Covid-19 em apenas 24 horas.  

O plano foi discutido durante a reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 (Novo Coronavírus), realizada pela manhã, e terá como missão buscar o equilíbrio entre as ações de retomada das atividades econômicas.

"Retomar as atividades econômicas se faz necessário, contudo de forma responsável com seriedade e cautela. O combate à pandemia é um trabalho unificado, cabendo aos empresários, população, administração pública e serviços de saúde trabalharem em consonância com as normas e orientações contidas nesse plano e nos demais disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde e órgãos governamentais do Estado e da União”, afirmou o prefeito Daniel Alonso.

O plano prevê metas que precisam ser alcançadas pelo município e participação da população.

Condições

Mas, para conseguir a flexibilização existem algumas condições impostas pelo governo do Estado: taxa de ocupação de leitos UTI Covid inferior a 60%; redução sustentada do número de novos casos por 14 dias; e taxa de isolamento a partir de 55%.

Dos três itens, a taxa de isolamento até agora é o maior problema: Marília só conseguiu atingir esse percentual por duas ocasiões desde que foi iniciado o sistema de monitoramento com base na localização dos celulares.

Na quarta-feira e ontem, por exemplo, a taxa foi de 44%, enquanto que a média estadual atingiu 48% de isolamento.

Marília permanece impedida pela justiça de adotar qualquer tipo de medida que não siga o que estabelece o decreto do governador João Doria sob pena de sofrer multa diária de 100 mil reais.

Novos casos

Além de anunciar o plano de retomada da economia, o prefeito Daniel Alonso também divulgou o novo boletim da Covid-19, Em apenas 24 horas, a cidade registrou 5 novas confirmações de pessoas com a doença, passando a ter agora 34 casos positivos.

De acordo com o prefeito, quatro dessas pessoas tiveram contato dirfeto com o caso confirmado do dia anterior.

Trata-se de um homem de 49 anos e mais três mulheres de 43, 39 e 35 anos. Não há detalhes se essas quatro pessoas seriam parentes ou apenas pessoas próximas. Todos estão em isolamento domiciliar

O quinto caso é de uma mulher de 54 anos que esteve em município com epidemia, sendo que o resultado do exame ocorrreu ontem. A mulher está em isolamento domiciliar deste o início dos sintomas.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.