Máquina que transforma lixo em água começa a trabalhar

Gates quer não apenas criar um sistema de reuso, mas também diminuir os gastos em países em desenvolvimento
Compartilhe:




Em janeiro deste ano Bill Gates compartilhou um vídeo em que ele aparece bebendo água feita de dejetos humanos. Oito meses depois o filantropo reapareceu para contar que a máquina capaz de fazer essa conversão está sendo testada em Dakar, no Senegal.

Chamada de Janicki Omni Processor (JOP), a máquina recolhe quantidades enormes de dejetos e reaproveita tudo num processo que dura alguns instantes. Com o material produzido em uma comunidade de 100 mil pessoas, a máquina libera 86 mil litros de água e 250kw de eletricidade diariamente. E esses padrões podem ser reajustados para lugares mais ou menos populosos.

Com isso, Gates quer não apenas criar um sistema de reuso, mas também diminuir os gastos em países em desenvolvimento (porque sistemas de saneamento custam muito e, na maioria dos casos, não são totalmente eficientes) e melhorar a saúde desses lugares, uma vez que boa parte das doenças é causada pelo consumo de água suja.

Ele contou em seu blog que há uma empresa senegalesa negociando a aquisição de uma unidade da máquina que está sendo testada em seu país. Enquanto isso, o pessoal responsável pela JOP trabalha para torná-la menor e mais barata.

Veja o vídeo:

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.