Quando chegam o Natal e o Reveillon, muitas pessoas querem deixar de lado a correria cotidiana – o que inclui qualquer tipo de compromisso. Portanto fica o alerta: “Quem faz atividade física com foco em emagrecimento não pode deixar de lado os treinamentos nem mesmo nesta época do ano”.
1- Por que é importante, manter a rotina de treinos no final do ano? Nesta época, há uma combinação de duas situações bem prejudiciais para quem está num processo de emagrecimento e tem na atividade física uma aliada: o aumento da ingestão calórica e porque, normalmente, as pessoas param de treinar. São situações que podem ter como consequência aumento de peso.
2- Parando completamente com os treinos, que tipos de prejuízos fisiológicos podem surgir? Está comprovado que, após dez dias sem treinar, o corpo perde flexibilidade, diminui sua capacidade cárdio-respiratória e até a massa muscular é afetada.
3- Para não interromper os treinos no final do ano, o que é aconselhável fazer? O ideal é pedir orientação a um profissional para que ele adapte o treino que já é feito usando o peso do corpo ou acessórios como cordas e elásticos.
4- Que outros cuidados a pessoa deve ter neste período? Controlar a alimentação, evitando os alimentos muito calóricos. Também é importante dosar o consumo de álcool e aumentar a ingestão de líquidos.
5- É preciso ter algum cuidado especial na retomada das atividades físicas? Sim, é necessário ter cuidados. O mais indicado é readaptar o treino que vinha sendo feito até a parada.
A recomendação não é mudar o tipo de exercício, mas sim, diminuir repetições ou a carga utilizada.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





