As manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste desde setembro chegaram nesta semana a pontos turísticos importantes da região, entre eles a Baía de Todos-os-Santos, na Bahia, e piscinas naturais de Maragogi e Japaratinga, em Alagoas. Segundo monitoramento do Ibama, já há 178 pontos afetados na costa brasileira.
Estudo encomendado pela Marinha à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aponta que o vazamento de óleo pode ter ocorrido em uma área entre 600 km e 700 km da costa, na altura dos Estados de Sergipe e Alagoas. Na Baía de Todos-os-Santos, manchas de óleo foram vistas em quatro praias muito procuradas por banhistas: Jaburu, Barra do Pote, Barra Grande e Tairu.
Piscinas naturais de Alagoas foram afetadas: Ao menos duas praias das cidades vizinhas de Maragogi e Japaratinga, no litoral norte de Alagoas, foram tomadas pelas manchas. Em Japaratinga, onde foi detectado o maior volume de óleo, ao menos 40 trabalhadores da prefeitura atuaram para recolher o material, que começou a surgir na noite da terça-feira, 15.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





