Mais perto da integração tecnológica

Daniel Alonso analisa a importância da implantação do Parque Tecnológico de Marília
Compartilhe:




Por Daniel Alonso *

Marília está na iminência de se tornar mais um Parque Tecnológico do Estado de São Paulo. O credenciamento avançou nesta semana, quando a cidade recebeu a visita do vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, que informou a inclusão de dois ambientes ligados à pesquisa junto aos centros de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Isto significa um salto surpreendente não apenas para o segmentodas universidades, que estão diretamente ligadas à pesquisa científica, mas à iniciativa privada, que poderá contar com parceiros na busca por soluções.

A criatividade é a principal marca do brasileiro, mas sempre fomos meio arredios quando se falava em qualificar com exatidão o processo da criatividade. Sem o reconhecimento do processo, as fases de uma criação acabam não compartilhadas e, assim, restritas apenas ao seu criador.

Um dos grandes nomes da inovação tecnológica, SteveJobs, um verdadeiro gênio, transmitia seus instantes criativos transformando-os nos equipamentos mais desejados dos jovens, a exemplo do iPhone e companhia limitada. Aqui, mais em nossa região, o fundador das indústrias Jacto, ShunjiNishimura, outro gênio, também conseguia transformar em soluções diversos equipamentos para o campo.

Quando se possui um ambiente para o compartilhamento da criação, os processos não se perdem e tudo tende ao aperfeiçoamento contínuo. Os parques tecnológicos estão instalados em municípios que apresentam um destaque quando o assunto é produtividade. São Carlos, Sorocaba, Campinas e Rio Preto, além de Botucatu, possuem parques tecnológicos. Todas são referências em economia ativa, geração de mão de obra qualificada e, como não poderia ser diferente, em qualidade de vida.

A autonomia que tanto o Brasil precisa e busca passa pela geração de conhecimento tecnológico, um conhecimento prático que permitirá vencer desafios de modo contínuo e eficaz.

Para que os leitores possam ter uma noção mais exata, os parques tecnológicos correspondem a empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. São ambientes que oferecem oportunidades para as empresas transformarem pesquisas em produtos, aproximando os centros de conhecimentos, como as universidades, do setor produtivo, como as indústrias e empresas em geral.

Desde a semana passada, Marília está mais próximo da conquista de seu Parque Tecnológico, mais perto de uma efetiva integração tecnológica.

= = = = = = = = = = = = = = =

* Daniel Alonso é empresário, diretor da rede de lojas Casa Sol e ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim).

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.