O hábito de lavar as mãos com sabão ou higienizá-la com álcool em gel está mais presente entre as mulheres brasileiras
Estudo inédito do Ministério da Saúde apontou que as práticas de higiene recomendadas para a prevenção da Covid-19 são seguidas por 82,7% da população brasileira.
Oito em cada dez pessoas afirmaram ter adotado o hábito de lavar as mãos regularmente com água e sabão ou higienizá-la com álcool em gel. Os brasileiros também estão seguindo as recomendações sobre a limpeza de superfícies e objetos de uso comum e coletivo.
De acordo com o estudo, as mulheres adotaram mais os hábitos do que os homens, 87,3%. Já entre os homens o percentual chegou a 77,7%.
Os dados são da primeira edição da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico Covid-19 (Vigitel) do Ministério da Saúde.
De acordo com a médica infectologista, Joana Darc Gonçalves da Silva, os hábitos de higiene são fundamentais para evitar a doença. No entanto, ela ressalta que é preciso ser feito de forma adequada.
O estudo apontou ainda que 66,3% da população brasileira aderiram as práticas complementares de higiene, que vão desde o não compartilhamento de objetos de uso pessoal a trocar de roupas e sapatos ao chegar em casa.
Durante a pesquisa foram entrevistadas 2 mil pessoas em todo o país com 18 anos ou mais.
Veja a matéria correta de lavar as mãos:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





