No Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado hoje, a Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra o trecho paulista da BR-153, faz um alerta à sociedade sobre os perigos deste hábito. Além de ser extremante prejudicial à saúde, com mais de 8 milhões de mortes por ano pelo tabagismo (OMS), o cigarro também é um grande vilão para o meio ambiente, contaminado solos, lençóis freáticos e até mesmo causando focos de incêndios, principalmente, em períodos secos do ano.
Para minimizar riscos ao meio ambiente, a concessionária disponibiliza bituqueiras em suas sete Bases de Atendimento aos Usuários para que os motoristas não joguem bitucas de cigarro às margens da BR-153/SP. Somente no primeiro semestre deste ano foram coletadas mais de 7.500 bitucas.
A cada dois meses, todos os filtros descartados são recolhidos e reciclados, passando por um processo químico em que se transformam em artesanato, papel, entre outros itens.
Perigos do cigarro
A estimativa é que apenas um cigarro contenha mais de 4.700 componentes nocivos à saúde, entre eles: monóxido de carbono (CO), solventes (benzeno), metais pesados (acetato de chumbo, cádmio, níquel), arsênico, amônia, formol, naftalina, pólvora, acetona e fósforo.
Desde a instalação das bituqueiras, em 2021, mais de 35 mil filtros de cigarro já foram coletados e 25 mil litros de água deixaram de ser contaminados.
Nas bases ao longo da rodovia também são disponibilizadas para os motoristas, gratuitamente, sacolinhas de câmbio para o armazenamento de lixo durante as viagens, além de lixeiras de coleta seletiva.
Confira a campanha da Triunfo:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





