A brasileira Gisele Oliveira, de 40 anos, foi presa em Coimbra, Portugal, sob acusação de ter envenenado e matado cinco filhos entre os anos de 2008 e 2023. Segundo a imprensa portuguesa, a prisão foi efetuada por inspetores da Unidade de Informação Criminal (UIC) da Polícia Judiciária. A mulher, que estava no país há cerca de dois meses, tentou resistir à prisão.
Procurada pela Interpol, Gisele era alvo de um mandado internacional de captura após ter fugido do Brasil. Ela deve ser apresentada à Justiça portuguesa nesta quarta-feira (6), em uma audiência preliminar.
Segundo as autoridades portuguesas, poderá permanecer detida por até 40 dias enquanto o Brasil formaliza o pedido de extradição. Se condenada pelos crimes, ela poderá enfrentar penas que, somadas, ultrapassam 150 anos de prisão.
Os crimes
As suspeitas contra Gisele começaram após uma denúncia feita pela própria mãe da acusada às autoridades brasileiras. O caso teria ocorrido no estado de Minas Gerais, onde Gisele vivia com os filhos. A investigação aponta que ela teria utilizado sedativos para envenenar as crianças.
As mortes ocorreram em diferentes momentos: duas em 2010, outras duas em 2019 e a última em 2023. Todas as vítimas apresentaram problemas de saúde progressivos. Mas, na época, não foi identificado o uso de substâncias tóxicas.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





