Lula retorna ao Brasil para tratar de exploração na Foz do Amazonas

Compartilhe:




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna ao Brasil, nesta segunda-feira (22/5), após um “desencontro” com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O Brasil participou do evento e teve intensa agenda de encontros com líderes globais, com foco na defesa do meio ambiente.

Durante a participação na cúpula do G7, no Japão, o mandatário brasileiro defendeu que o país tem autoridade moral e “política” para liderar agendas de proteção ambiental, em meio a um embate sobre a exploração de petróleo próximo a foz do Rio Amazonas.

Em declaração a jornalistas em Hiroshima, na noite desse domingo (21), Lula sinalizou que não descarta a possibilidade de permitir a prospecção petrolífera na região. O chefe do Executivo federal defendeu que irá ponderar os riscos reais do pedido da Petrobras. A estatal pretende abrir um poço exploratório a 160km da costa do Oiapoque, no Amapá, e a cerca de 500 km da foz do Rio Amazonas.

Lula defendeu que os brasileiros que vivem no local têm direito de explorá-lo para “sobreviver”.

“Na Amazônia, moram 28 milhões de pessoas. E essas pessoas têm o direito de trabalhar, comer. Por isso, precisamos ter o direito de explorar a diversidade da Amazônia, para gerar empregos limpos, para que a Amazônia e a humanidade possam sobreviver”, afirmou.

Receba as notícias do Visão Notícias no seu celular. Basta acessar o link: https://chat.whatsapp.com/FFImtvdHeweDvEgvFZNUiv

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.