Entre a noite desta quinta-feira e a madrugada de sexta, espectadores de todo o Brasil poderão acompanhar o primeiro eclipse total da Lua de 2025. Isso significa que o Sol, a Terra e Lua estarão alinhados e a Lua passará na sombra da Terra. Ao longo da noite, a Lua sumirá com a sombra da Terra passando na frente.
O evento atingirá sua totalidade às 3h58 da manhã (horário de Brasília), quando a sombra da Terra cobrirá completamente a Lua, que ficará avermelhada devido à ausência de luz solar direta.
Nesse momento, a Lua ficará imersa na umbra (região em que não há iluminação direta do sol) até 4h31 quando começará a sair para a penumbra. Por isso, o evento também é conhecido como "Lua de Sangue".
Como observar o eclipse?
Nenhum equipamento especial é necessário para observar o eclipse, ou seja, a Lua de Sangue poderá ser visível ao olho nu. Contudo, o uso de binóculos ou de um telescópio pode melhorar a visão e a intensidade da cor vermelha, segundo a Nasa. O fenômeno também deve ser visto em toda a América do Norte, Central e do Sul.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288