Ensino da Língua Brasileira de Sinais é tendência na educação no Brasil e pode se tornar obrigatório em São Paulo
Com quase 10 milhões de deficientes auditivos no Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é indispensável para a inclusão social. Da educação infantil ao ensino médio, esse tipo de linguagem especial faz toda a diferença facilitando bastante o aprendizado dos portadores de necessidades especiais.
A inclusão social na educação é uma preocupação antiga da cidade de São Paulo. A capital paulista pode uma das primeiras a implantar o ensino obrigatório de Libras nas escolas da rede pública e privada. Para isso, falta apenas o projeto de lei (PL 90/2013) ser aprovado.
Caso entre em vigor, a inclusão social será completa já que professores com deficiência auditiva serão prioridade para lecionar a disciplina.
Mas, docentes com formação em Libras também serão requisitados. Para se ter uma ideia, a capital paulista conta com um total 3611 escolas municipais segundo dados da Secretaria Municipal de Educação.
Aprender Libras faz toda diferença no magistério
A inclusão social de deficientes auditivos é um desafio em todo o Brasil. Se a PL90/2013 for aprovada, a cidade de São Paulo estará apenas antecipando uma tendência na área da educação.
Vale lembrar que a Lei 10.436/2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de expressão e comunicação e não pode ser substituída pela linguagem escrita.
Já o Decreto 5.626/2005 o regulamenta e ainda garante o ensino obrigatório de Libras nos cursos de formação de profissionais para o exercício do magistério. Por esse motivo, aprender libras pode fazer a diferença na carreira de docente.
Curso de libras online vem sendo cada vez mais procurado no Brasil
Para quem está buscando novas oportunidades de trabalho como professor, aprender Língua Brasileira de Sinais é uma boa ideia.
A legislação que garante a inclusão social na educação por meio desse instrumento não tem nem 20 anos. O que faz com que muitos docentes formados antes da obrigatoriedade do ensino curricular para profissionais do magistério precisem se atualizar.
O curso de Libras online tem sido uma opção muito procurada por quem deseja aprender essa linguagem de forma mais prática e moderna. Ou até mesmo por quem busca reciclagem de conhecimentos.
Curso EAD de Libras precisa ser reconhecido pelo MEC
O estudo da Língua Brasileira de Sinais é importante. Mas, também é indispensável que o profissional que pretende aprender essa poderosa ferramenta de inclusão social escolha um curso EAD de qualidade.
Antes de realizar a matrícula, a dica é verificar se a instituição de ensino à distância é realmente reconhecida pelo MEC. Caso contrário, seus esforços para aprimoramento profissional e inclusivo não irão valer muita coisa no mercado.
Atualmente no Brasil, o único portal de ensino à distância que emite certificado de uma faculdade válida para o Ministério da Educação é o Estude Sem Fronteiras.
O aluno recebe um diploma da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FMESP). O documento comprova que a pessoa concluiu um curso de extensão e aperfeiçoamento reconhecido pelo MEC. O que o faz ser aceito inclusive por órgãos públicos.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





