Evento faz parte da Festa do Ovo que começa nesta sexta-feira.
Treze jurados avaliaram os melhores ovos produzidos em Bastos. O concurso faz parte da programação da Festa do Ovo, que começa oficialmente nesta sexta-feira (18). A novidade deste ano foi a participação de um especialista estrangeiro na avaliação dos ovos.
O Concurso do Ovo acontece há quase 50 anos em Bastos e este ano ganhou ainda mais peso com a presença do espanhol Miguel Valls, que é veterinário e especialista em genética animal.
O concurso tem três categorias: ovos brancos, vermelhos e de codorna. Os jurados avaliam a aparência externa, uniformidade da casca, a altura e consistência da clara, além da cor da gema.
O trabalho é minucioso, já que o ovo deve ter aspecto excelente e pesar 64 gramas.
Depois que os ovos são analisados pelos jurados uma amostra deles vêm para uma máquina, que faz a análise mais precisa dos ovos.
O ovo é pesado, depois vai passar por um teste de resistência. Por último é avaliada a qualidade interna do ovo. Quanto melhor a qualidade medida na máquina significa que melhor será o produto para o consumo.
Na categoria ovos brancos, o vencedor foi o produtor Cláudio Yajima, na de ovos vermelhos, Christian Maki e na categoria ovos de codorna, o vendedor foi o produtor Osmair Dohashi.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288






