#JunhoVermelho: Pró-Sangue orienta doações de sangue em época de coronavírus

Compartilhe:

Órgão reforçou número de vagas para agendamento individual, de modo a evitar aglomeração e diminuir tempo de permanência

Diante do atual cenário de pandemia de COVID-19, a Fundação Pró-Sangue adotou algumas medidas cautelares, seguindo orientações técnicas do Governo do Estado. A iniciativa busca proteger a saúde do cidadão, do doador de sangue e dos profissionais da saúde.

Entre as ações implementadas, foi reforçado o número de vagas para o agendamento individual, para evitar aglomeração e diminuir o tempo de permanência das pessoas nos postos de coleta; foi disponibilizado álcool gel em vários pontos do processo da doação para os candidatos manterem suas mãos higienizadas durante a permanência nesses locais; e foi adotada também a distância mínima entre as pessoas.

Protocolo de triagem

A Pró-Sangue também atualizou o protocolo de triagem dos candidatos à doação de sangue, incluindo o novo coronavírus, seguindo orientações da área técnica. Vale destacar que tais medidas visam preservar a saúde dos doadores.

Nesse sentido, no que diz respeito aos critérios de triagem em relação ao coronavírus, ficam estabelecidas as seguintes condições para a doação de sangue:

* Candidatos que apresentaram infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos).

* Candidatos que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados de contaminação por coronavírus devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.

* Profissionais da saúde (médicos, enfermeiros entre outros) que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com pacientes devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.