Rafael Luiz da Silva, de 28 anos foi diagnosticado com paralisia cerebral quando tinha apenas 7 meses, mas isso não o impediu de buscar seus sonhos. Formado em Letras, ele acaba de lançar um livro de poesias e diz que quer escrever muitas outras obras.
A mãe do Rafael, Maria Izabel Silva, saiu de Aracruz (ES) para São Paulo em busca de um tratamento melhor para o filho. De São Paulo eles foram morar em Santos, onde vivem até hoje.
E foi pela cidade santista que Rafael estudou. Maria diz que seu filho nunca deu trabalho na escola. “Eu sempre o preparei para seguir a vida dele, sempre o vi como uma pessoa normal, capaz de alcançar todos os seus sonhos. Nunca deixei que nada o limitasse”, conta. "Os colegas de classe sempre incentivavam muito ele. Ele era muito querido por todos“, diz.
Rafael sempre sonhou em ter um diploma de graduação e quando terminou o Ensino Médio ele decidiu por Letras, fez o vestibular e entrou na faculdade.
Mãe foi cursar Letra para acompanhar o filho
Maria acompanhou Rafa durante um semestre inteiro na faculdade. Ela o ajudava na escrita das atividades e a realizar provas, onde anotava as respostas que ele dava.
Um dia, a coordenadora chamou Maria e a aconselhou a fazer vestibular e também cursar Letras, já que teria que passar os 4 anos na universidade.
Maria e Rafael conseguiram bolsa integral para o Curso de Letras, ele se formou em 2016 e ela em 2017. “Eu me formei aos 60 anos e foi uma experiência excelente, eu aprendi muita coisa nova, tive uma oportunidade diferente e abri muito minha mente. Conheci muitas pessoas, nunca tinha pensado nessa possibilidade“, conta Maria.
Livro de Poesia
E o Rafa ainda queria ir além. Após a graduação, ele começou a escrever e lançou seu primeiro livro de poesias, chamado “O pulsar de meus devaneios e outras utopias”. O jovem diz que agora os planos é comprar um novo computador, usando o dinheiro das vendas, para poder produzir mais projetos.
(Fonte: Razões para Acreditar)
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




