O ano de 2025 está sendo agitado para os jornalistas brasileiros. Alex Silva, que tirou a foto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fazendo um gesto obsceno após sofrer sanções dos Estados Unidos, foi demitido do jornal O Estado de S. Paulo. Mas, segundo o veículo, não haveria ligação entre o desligamento do fotógrafo e o fato registrado pelo profissional.
A imagem havia sido capturada em 30 de julho, na Neo Química Arena, em meio a uma partida entre o Corinthians - time pelo qual o magistrado torce - e o Palmeiras. Moraes estava no camarote do estádio quando, em dado momento, gesticulou com o dedo médio em direção ao campo.
Horas antes, o ministro havia sido enquadrado pelos EUA na Lei Magnitsky, que permite sanções econômicas contra pessoas que, na avaliação americana, violem os Direitos Humanos ou atuem em esquemas de corrupção ao redor do mundo.
Mais demissões
Outra demissão que teve repercussão nacional foi da jornalista Daniela Lima que foi demitida pela GloboNews após passar dois anos no canal.
Ela teria sido dispensada por conta de um comportamento inadequado diante dos princípios editoriais impostos pela emissora aos seus colaboradores.
Um dos trechos do código de conduta da Globo deixa bem claro que os profissionais não podem demonstrar ter uma relação de amizade com suas fontes, o que a apresentadora fazia questão de escancarar ao vivo, como no caso de ministros do Supremo Tribunal Federal.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288