Janeiro Branco pede atenção para o aumento do consumo de álcool

Compartilhe:




No mês que reforça a atenção para a saúde mental,  um dos principais alertas é a relação entre o uso do álcool e problemas emocionais.

Um simples happy-hour com os amigos do trabalho. Desce uma, duas, três, dez e logo você está embriagado. Mais dias começam a se repetir da mesma forma, a fim de ‘esquecer-se dos problemas’ ou ‘sentir-se livre das obrigações do mundo’. Eis que começam os primeiros sinais de possíveis problemas com o álcool e sua influência na saúde mental.

Quando falamos isso, não estamos condenando um happy hour com os amigos – o que é extremamente saudável para a sua vida social – mas o exagero e a motivação que o leva a entorpecer-se.

O álcool é socialmente aceito, mas não deixa de ser uma droga que pode trazer riscos a quem o consome indiscriminadamente. Por isso é importante estar atento aos seus hábitos em relação ao seu consumo.

O consumo excessivo de álcool pode levar a uma depressão profunda. Isso porque o álcool ‘anestesia os pensamentos’ e muitas vezes a pessoa o utiliza como uma fuga da sua realidade para não ter de lidar com os problemas reais. 

A campanha Janeiro Branco chama a atenção para o tema e mostra o aumento no consumo de álcool, que pode estar ligado ao aumento do estado depressivo.

O álcool é um depressor do sistema nervoso central (SNC) que ativaos sintomas depressivos, aumentando o risco de morte por suicídio.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.