Aqui no Sudeste, quando se fala em comer paçoca, a referência é imaginar o doce feito com amendoim. Mas o modo de preparo e o sabor mudam completamente quando se está no Nordeste. Lá, o alimentoé um acompanhamento muito comum nos cardápios do almoço ou jantar.
Caio Mattos, docente da área de alimentação do Senac Marília, explica que o prato é semelhante a uma farofa, mas conta com os produtos típicos da região. “É uma mistura com ingredientes de diferentes sabores e texturas e tem a vantagem de ter baixo custo”.
O procedimento para preparo também é simples. A receita leva 500 gramas de carne seca ou lombo de porco desfiado, 70 miligramas de óleo de soja, 150 gramas de cebola em cubinhos, um dente de alho picadinho, água, farinha de mandioca crua, cebolinha e salsinha. “Se a escolha for pela carne seca é importante deixá-la de molho em água e aferventá-la por duas ou três vezes para tirar o excesso de sal”, explica. Na sequência, a carne deve ser refogada, no óleo de soja, com cebola e o alho picado. Depois de fritar a proteína com os temperos, cubra tudo com água e deixe cozinhar até alcançar o ponto de maciez. O próximo passo é desfiar a carne e acrescentar a farinha de mandioca triturada até obter uma farofa. “Ela deve ficar soltinha, mas não seca”, destaca Caio. Leve a mistura ao fogo para torrar levemente. Finalize o prato com salsinha e cebolinha ao gosto.
Para interessados em aprender outras receitas de diversas localidades do país, o Senac Marília está com inscrições abertas para o curso Cozinha Regional Brasileira. As aulas, com duração de 20 horas, começam a partir de 10 de novembro, às 19 horas. Inscrições e outras informações pelo telefone (14) 3311-7700 ou no Portal Senac www.sp.senac.br/marilia.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





