Por esta nem o mais irônico dos escritores brasileiros esperava: na véspera do Dia Nacional do Escritor, celebrado em 25 de julho, a casa que serviu de lar para um dos maiores autores do Brasil e do mundo acabou sendo destruída. O imóvel ficava em Belo Horizonte, no bairro Santo Antônio. Outras 12 casas também foram colocadas abaixo em ação que intriga, pois os imóveis eram tombados.
Autor de ‘Grande Sertão: Veredas’, o médico e diplomata Guimarães Rosa é tido como o maior escritor brasileiro do Século XX e um dos principais autores da literatura mundial. Rosa chegou a trocar cartas com um escritor de Marília, Osório Alves de Castro, elogiando a produção do mariliense, que lançara ‘Porto Calendário’.
A antiga casa do escritor mineiro chegou a abrigar um bar popular em Belo Horizonte. O imóvel, junto com outros no mesmo bairro, chegou a ser arrematado em leilão por uma construtora. Não só os mineiros, mas pessoas de várias partes do Brasil, ficaram indignadas pela demolição, principalmente pela não preservação da história contemporânea brasileira.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





