Em fevereiro, o Índice de Consumo das Famílias (ICF) apresentou alta de 4,1% em comparação com o mês passado e registrou 71,3 pontos contra os 68,5 pontos de janeiro. Esse é o maior valor do indicador desde julho de 2015, quando contabilizou 75,6 pontos. Na comparação com fevereiro do ano passado, porém, o índice sofreu forte queda de 34,1%, o que evidencia a insatisfação dos paulistanos em relação ao consumo.
Segundo a FecomercioSP, a elevação do salário mínimo neste início de ano pode ter ajudado a avaliação dos paulistanos a respeito da sua renda, mas não o suficiente para alterar o quadro no qual a maioria ainda considera que a renda familiar está pior agora do que no ano passado. O item Renda atual cresceu 4,9% em fevereiro na comparação com janeiro e atingiu 86,9 pontos.
Além da insatisfação com a renda, o resultado do ICF de fevereiro, de acordo com a Entidade, ainda mostra que as famílias não estão confiantes com consumo e emprego - por permanecerem abaixo dos 100 pontos - e a tendência é de deterioração ao longo de 2016, o que deve manter esse patamar de insatisfação.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




