Tratamento será de graça com implante de células-tronco
Pacientes com problemas graves de circulação nas pernas e que estão com indicação para amputação podem recorrer ao Instituto de Moléstias Cardiovasculares de Rio Preto (IMC) para tentar um tratamento alternativo.
O IMC está recrutando paciente para fazer, gratuitamente, tratamento com implante de células-tronco. Essa é a segunda fase de estudos da técnica, desenvolvido pelo IMC desde 2006. O objetivo é realizar 60 tratamentos para comprovar que o procedimento é eficiente. Na primeira fase, das 16 pessoas tratadas 11 evitaram a amputação.
"Nos primeiros testes tivemos de comprovar que a técnica não é nociva pra o paciente. Agora termos de comprovar que é eficaz. Para isso, buscamos pacientes", disse o cardiologista José Dalmo de Araújo. Também participam do projeto os médicos José Dalmo de Araújo Filho, Emerson Ciorlin e Milton Arthur Ruiz, de Rio Preto, e profissionais de dois hospitais de Curitiba e da Fundação Osvaldo Cruz, de Salvador.
Quem pode - O tratamento é indicado para isquemia crítica de membros inferiores, ou seja, quando cirurgia e medicamentos são ineficazes e a única solução é a amputação.
De acordo com José Dalmo, em 70% dos casos de entupimento das arteiras por placas de gordura ou cálcio é possível realizar cirurgia, 15% são tratados de outras maneira e 15% são indicados para amputação.
Interessados podem procurar o IMC pelo telefone (17) 3203-400 ou na sede, que fica na rua Castelo D´Agua, 3.030, Redentora, em Rio Preto. Fonte: Diarioweb
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





