O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma sequência de alertas de perigo (nível laranja) para áreas das regiões Sul e Sudeste do país entre esta quarta-feira (18) e a sexta-feira (20), inclusive o Centro Oeste Paulista, incluindo as regiões de Marília e Bauru. Os avisos indicam risco de chuvas intensas e tempestades com potencial para transtornos como alagamentos, queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia.
O primeiro alerta de chuvas intensas é válido das 10h desta quarta-feira (18) até as 10h de quinta-feira (19). A previsão aponta chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos fortes entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O aviso atinge regiões como São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana de São Paulo e Litoral Sul Paulista. Mas, agora à noite o tempo mudou também em Marília, com nuvens pesadas, relâmpagos e raios, indicando que a cidade e região devem ter chuvas intensas.
Mais alertas...
Também até às 10h de quinta-feira (19), o Inmet publicou um alerta de perigo potencial (amarelo) para tempestades em áreas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo (novamente incluindo Marília e região) e Mato Grosso do Sul.
A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e eventual queda de granizo, com baixo risco de danos mais severos.

Na sequência, entre as 10h de quinta-feira (19) e as 10h de sexta-feira (20), novos avisos de perigo (laranja – com chuvas intensas) entram em vigor. Um deles abrange regiões paulistas como Marília, Bauru, Campinas, Araraquara, Vale do Paraíba Paulista e Metropolitana de São Paulo.
Nesses locais, o risco envolve acumulados expressivos, rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, alagamentos e descargas elétricas.
O que fazer durante a tempestade:
- Em casa: Fique dentro de casa, longe de janelas, vidros, torneiras e canos, pois podem conduzir raios. Evite tomar banho e não use telefone com fio;
- Na rua: Evite árvores, postes, cercas de arame e locais altos, que atraem raios;
- No carro: Feche os vidros, não toque na parte metálica e não estacione sob árvores. Se um fio energizado cair sobre o carro, fique dentro e chame o 193;
- Aparatos eletrônicos: Retire os aparelhos das tomadas para evitar queima por descargas elétricas.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





