Depois da entrada em funcionamento do centro de distribuição do Mercado Livre e com a inauguração da segunda loja do Max Atacadista em Marília, prevista para ocorrer nos próximos dias, aumenta ainda mais a preocupação de motoristas e moradores da zona norte da cidade quanto ao risco de ocorrer um verdadeiro "nó" no trânsito, com congestionamentos e riscos de acidentes.
O maior problema ocorre na rotatória existente em frente a segunda loja do Max Atacadista. Desde a inauguração do centro de distribuição do Mercado Livre, o fluxo de veículos aumentou bastante já que a frota da empresa utiliza a mesma via de acesso (avenida Antonieta Altenfelder) de quem trafega pela rodovia SP-333, sentido Marília-Ribeirão Preto.
Isso porque a rotatória, implantada para disciplinar o fluxo de veículos em direção aos bairros da região do Santa Antonieta/UPA Norte/Parque das Nações, região do Altos do Palmital/Nikkey e o acesso ao próprio Mercado Livre, hoje já não suporta tanto movimento. Mesmo fora dos horários de pico o trânsito já é intenso.

Frota do Mercado Livre usa o viaduto sobre a SP-333 para fazer as entregas na cidade e região.
Com a inauguração do Max Atacadista, que deve ocorrer ainda neste mês (a assessoria de imprensa ainda não confirmou oficialmente a data), há tendência de ocorrer um grande congestionamento, mesmo porque não existe outro acesso da avenida Antonieta Altenfelder para a região da UPA Norte e que também dá acesso à saída da cidade (sentido Júlio Mesquita-Marília). É que só existe o viaduto sobre a SP-333.
Prefeitura faz estudos
A Prefeitura garante que estudos estão sendo realizados e que medidas serão implantadas juntamente com a entrega da obra e que está previsto também um projeto maior envolvendo toda aquela região. Aliás, fez estudos técnicos, como a instalação de semáforos ou ajustes simples de faixas, mas foram descartadas por não atenderiam à complexidade do tráfego local.
A Prefeitura enviou nota oficial ao Visão Notícias garantindo que os estudos estão em andamento para justamente não ocorrerem congestionamentos naquela região: "as alterações que serão implantadas no trânsito próximo ao Max Atacadista fazem parte de um projeto maior de adequação da mobilidade urbana em toda a zona Norte para absorver o crescimento econômico e populacional da área".

Além disso, a Prefeitura garante que parte das melhorias estão sendo executadas em parceria com o Max Atacadista (execução de passeio, iluminação e guia de rotatória).
Confira os estudos em andamento:
- Alteração de percurso e fluxo viário - Um dos testes envolveu desviar o percurso de motoristas que vinham da rua Eugênio Coneglian e da avenida Luzia dos Santos Alves. Em vez de acessar diretamente a avenida Antonieta Altenfelder, eles foram direcionados a vias paralelas como a rua João Caliman e a rua Irineu Lopes de Lima.
- Nova rotatória e iluminação - A própria empresa atacadista é responsável pela execução de obras de infraestrutura viária no entorno, como passeio, iluminação e guia de rotatória, que são cruciais para organizar o fluxo de entrada e saída da loja.
- Melhoria em “gargalos” - O objetivo principal é resolver o congestionamento, especialmente nos horários de pico, nas proximidades do viaduto da avenida Antonieta Altenfelder (próximo ao número 3.015).
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





