Impostômetro supera marca de R$ 1 trilhão

Compartilhe:




Montante de tributos ocorreu em menos de quatro meses de 2023.

O Painel Eletrônico instalado a frente da sede da Associação Comercial de São Paulo, denominado “impostômetro”, ultrapassou, na semana passada, a marca de R$ 1 trilhão na arrecadação de impostos dos governos federal, estadual e municipal. O montante refere-se a menos de quatro meses de 2023.

No ano passado, a marca foi registrada 16 dias depois. A explicação para a maior arrecadação, considerando o mesmo período do ano passado, de acordo com a análise do economista da ACSP, Marcel Solimeo, se dá, principalmente pelo aumento da inflação.

“Hoje nós temos noção do quanto pagamos para os governos através dos impostos”, afirmou o presidente da ACIM, Adriano Luiz Martins (foto). 

“O impostômetro promoveu o surgimento do Movimento De Olho no Imposto, que organizava os Feirões do Imposto em diversas cidades brasileiras, inclusive em Marília, quando eram expostos em gôndolas diversos produtos com seus preços e os porcentuais de tributos embutidos”, recordou o superintendente da ACIM, José Augusto Gomes.

Adriano Luiz Martins lembra que essa marca está cada vez mais rápida de ser atingida, por diversas razões. “Esse montante, alcançado em menos de quatro meses, equivale a toda a arrecadação do ano de 2008, a primeira vez que o painel ativou a casa do trilhão”, lembra.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.