Impeachment: votação no plenário do senado será na quarta

Senadores vão definir se petista será afastada por até 180 dias
Compartilhe:

A comissão especial do impeachment no Senado deu ontem o que pode ter sido o penúltimo passo para o afastamento da presidente Dilma Rousseff do Palácio do Planalto. Conforme esperado, o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi aprovado por 15 votos a 5, com abstenção do presidente do colegiado, Raimundo Lira (PMDB-PB), que votaria apenas em caso de empate.

O parecer agora segue para o plenário, e a expectativa é de que seja lido na segunda-feira, com a votação pelos senadores na quarta-feira. Se aprovada também no plenário, a admissão do processo de impeachment da presidente fará com que Dilma seja afastada do cargo por até 180 dias, até o julgamento do mérito do processo pela Casa.

Neste período, o vice-presidente Michel Temer assume a Presidência da República e poderá montar o seu governo, indicando novos ministros e outros cargos. A votação foi feita por meio do painel eletrônico depois do encaminhamento dos líderes dos partidos, que tiveram o direito de discursar por cinco minutos cada.

O líder do governo, senador Humberto Costa (PT-PE), afirmou ter confiança de que o resultado será diferente no plenário. “Ainda que possamos dizer que não é certa uma possibilidade de vitória, teremos sem dúvida o número de votos que, lá na frente, será suficiente para impedir a materialização desse golpe”, disse.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.