Em operação conjunta do Ministério Público do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal, Defensoria Pública da União e Ministério do Trabalho e Emprego, um homem de 60 anos, foi resgatado de condições análogas à de escravo nesta quinta-feira(16) em Marília.
O trabalhador residia há dois meses em um casebre, no terreno de um galpão de uma fábrica de carretinhas, onde trabalhava como soldador. O local insalubre abrigava apenas um cômodo, onde quarto e banheiro eram conjugados, apresentando forte odor e falta de higiene.
Por não possuir água encanada, o trabalhador fazia suas necessidades em uma privada e usava baldes para fazer a limpeza, os quais pegava em uma oficina vizinha.

O idoso dormia sobre estrados de madeira, sem energia elétrica e o ambiente é bastante úmido.
Ele não possuia registro em Carteira de Trabalho e recebia diárias pelo serviço prestado. Em sua defesa, o empregador alegou que contratou o trabalhador com o intuito de ajudá-lo, pois o mesmo dormia antes na rua.
O empregador se comprometeu a efetuar o registro do contrato de trabalho, a pagar salários com base no salário-mínimo e a pagar todos os direitos do trabalhador de forma retroativa, até então negligenciados.
Em razão do resgate do trabalhador, este receberá seguro-desemprego por 3 meses e atualmente encontra-se assistido pela Assistência Social do Município de Marília.

Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





