Idoso de 70 anos pedala mais de 1,7 mil km de bicicleta

Ex-caminhoneiro e fisiculturista treinava até 3 horas por dia para ir ao Piauí.
Compartilhe:




Considerado "amante do esporte" desde a adolescência, o ciclista de 70 anos Wanderli Marques de Sousa pretende pedalar 1,7 mil quilômetros em 20 dias para viajar do Distrito Federal até Teresina, no Piauí. Para se preparar, treinava até três horas por dia.

Essa não é a primeira vez que Sousa vai fazer uma longa viagem em cima de uma bicicleta. Para comemorar os 60 anos, em 2004 ele foi até São Paulo com uma bicicleta comprada em 1979. Foram nove dias de viagem na ida e sete na volta. Sousa pedalou 2,1 mil quilômetros em cada trecho. 

Nove anos depois de ir até a capital paulista, Sousa pedalou 2,4 mil quilômetros na companhia de um amigo até João Pessoa, onde nasceu. Desta vez, ele fez o trajeto com uma bicicleta mais nova, comprada em 2006. Durante a ida, a dupla teve apoio de policiais rodoviários. A volta foi feita de ônibus.

No início dos anos 80, Sousa largou a profissão de caminhoneiro para se dedicar ao fisiculturismo. Ele chegou a disputar vários campeonatos e ganhou títulos como profissional na modalidade. Porém, anos depois resolveu deixar de lado o fisiculturismo e começou a investir no ciclismo.

Para se preparar para as longas viagens, além de pedalar quase 50 quilômetros por dia, o ex-caminhoneiro faz musculação três vezes por semana e mantém uma alimentação equilibrada.

Para ir até o Piauí, o idoso contou que vai pendurar na bicicleta uma bandeira do Distrito Federal e uma do Brasil. "Quando chegar lá penduro uma do Piauí", disse. Durante o percurso, ele quer apreciar as paisagens e afirmou estar com a mochila preparada para qualquer impasse.

"Levo tabletes de chocolate, de cereais, uma rapadura, que é carboidrato vivo, rico em cálcio e ferro. Pego a rapadura, trituro em cubos e no espaço de tempo que pedalo degusto a rapadura", falou.

Com a rotina intensa de exercícios físicos, Sousa manda um recado para os jovens e idosos. "O jovem deve procurar levar uma vida regularmente saudável com relação à alimentação, a dormir, ter uma higiene mental e física, se afastar das drogas e levar um ritmo bom que asism terá uma terceira idade cheia de vitalidade e de saúde", afirmou.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.