Idosa de 74 anos cai nos golpes do amor e do bilhete de loteria premiado em Marília

Compartilhe:




Uma idosa de 74 anos, moradora em Marília, acabou perdendo todas as economias juntadas durante décadas, inclusive  joias antigas de valor sentimental, ao cair em dois golpes praticamente ao mesmo tempo: o "do amor" e posteriormente o do "falso bilhete de loteria premiado". Ela teve um prejuízo de aproximadamente 116 mil reais.

Tudo começou com o golpe do amor. Ela relatou aos policiais que vinha utilizando redes sociais como forma de interação social, tendo conhecido um homem que se identificava como “Augusto Ribeiro” que afirmava morar em Orlando/Flórida e se apresentar como português. Para atrair a sua atenção, chamava a vítima de “meu amor”.

Durante as conversas, a idosa disse que utilizava produtos importados que não eram mais vendidos no Brasil. Por isso, perguntou se ele poderia adquiri-los no exterior.

O "seu amor" alegou que tinha comprado, enviando fotografias, dizendo inclusive que enviaria quantidades adicionais como presente. Posteriormente, exigiu o pagamento de supostas taxas de alfândega, o que a vítima recusou.

Golpe do bilhete

A idosa percebeu que o seu "don juan" (sedutor) era na verdade um golpista e ficou aliviada que havia escapado do prejuízo. Mal sabia que a dor de cabeça dela maior viria depois.

Ao sair de uma aula de hidroginástica, em um clube da cidade, foi abordado por duas mulheres "simples" que pediam informação sobre uma loja.

Começava aí o segundo golpe: o do bilhete de loteria premiado. A conversa era a mesma de outros casos: uma ajudando a outra a descobrir se o bilhete que ela tinha em mãos era mesmo "premiado", o que foi confirmado por uma suposta "funcionária de uma loteria".

A idosa acabou caindo na conversa das criminosas e, como "garantia" de sua parte na premiação entregou cerca de R$ 116 mil, entre dinheiro "vivo", transferências, mais de 5 mil dólares e também joias antigas, de valor sentimental, adquiridas há mais de 50 anos.

Quadrilha?

Na Central de Polícia Judiciária, a mulher suspeitou que o seu "namorado virtual" e as duas mulheres golpistas podem fazer parte do mesmo esquema, mesmo porque as ações foram quase que ao mesmo tempo.

DICAS DE SEGURANÇA:

Como se proteger do golpe do falso amor:

  • Desconfie Sempre: Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é uma armadilha;
  • Videochamada: Faça chamadas de vídeo para confirmar que a pessoa é quem diz ser antes de qualquer coisa;
  • Não Compartilhe Dados: Jamais envie dinheiro, presentes, ou seus dados bancários e senhas;
  • Mantenha a conversa na plataforma: Use os recursos de segurança do próprio aplicativo por mais tempo;
  • Cuidado com links e downloads: Não clique em links ou baixe arquivos de estranhos;.
  • Proteja suas fotos: Não envie fotos íntimas, pois podem ser usadas para extorsão;
  • Encontro seguro: Se for encontrar, escolha local público, avise amigos/família e vá devagar;.
  • Cuidado com perfis falsos: Golpistas criam muitos perfis com fotos atraentes para atrair vítimas.

Como se proteger do golpe do bilhete premiado:

  • Desconfie de promessas fáceis - Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Prêmios legítimos não exigem pagamentos antecipados, muito menos são oferecidos por pessoas aleatórias nas ruas;
  • Evite interações com desconhecidos na rua - Golpistas são habilidosos em manipular emoções. Evite interações com pessoas desconhecidas que tentam contar histórias mirabolantes ou pedem ajuda financeira;
  • Observe o comportamento de terceiros - A presença de um comparsa é comum nesse tipo de golpe. Se outra pessoa aparecer "por acaso" para validar a história, considere isso um forte sinal de alerta;
  • Proteja seus dados e seu dinheiro - Jamais forneça dados pessoais, bancários ou realize transferências para desconhecidos. Evite entregar cartões ou documentos a pessoas que você acabou de conhecer.
 




Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.