A cidade de Jaú, passa a contar a partir desta sexta-feira (26) com um hospital de campanha para receber pacientes com Covid-19.
O centro foi construído em uma área que pertence ao Hospital Amaral Carvalho, que é referência no tratamento de câncer e ficará responsável pelo atendimento no local. Durante essa semana, 50 novos funcionários passaram por treinamento e o hospital de campanha começa a receber pacientes na segunda-feira (1º).
A unidade é reforço importante no combate à Covid na cidade, que tem enfrentado as altas taxas de ocupação hospitalar, o aumento de casos e mortes e também descobriu neste mês a circulação da variante brasileira do vírus.
Ao todo, são 39 leitos, sendo 29 de enfermaria e outros 10 de semi-intensivo com ventiladores pulmonares. Os pacientes serão encaminhados por meio da central reguladora de vagas do estado (Cross).
A instituição entrou com recursos próprios para implementação do hospital de campanha, mas conta com a colaboração da população em geral para manutenção do centro.
Para isso, o Hospital Amaral Carvalho criou uma campanha para doações ao projeto.
O hospital vai funcionar na Unidade Ana Maria Ferraz, antigo prédio de uma empresa de diesel às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), que recentemente foi doado ao Amaral Carvalho.
Câncer e Covid
Segundo o HAC, que é o primeiro hospital oncológico do interior de São Paulo, a unidade se preparou para atender pacientes com Covid desde o início da pandemia e já tratou mais de 300 pessoas com a doença.
No entanto, segundo o gerente médico do HAC, o infectologista João Gabriel Soares, essa tarefa foi ainda mais difícil no hospital por causa dos pacientes em tratamento oncológico.
As áreas para o tratamento da Covid tiveram que ser completamente isoladas dos outros setores e a UTI teve que ser redesenhada. (G1)
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





