Em comemoração ao Dia Mundial da Higiene das Mãos (5 de maio), campanha promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o HEM (Hospital Espírita de Marília) realizou atividades envolvendo toda equipe de profissionais. Foram dinâmicas que procuraram enfatizar a importância desse ato que previne doenças e pode salvar vidas.
“O objetivo foi conscientizar, promover, dar visibilidade e sustentabilidade a esse tema nos cuidados à saúde, unindo os profissionais em apoio a melhoria da higiene das mãos. A adequada higienização das mãos contribui pra prevenir e controlar as infecções relacionadas a assistência à saúde”, afirmou a enfermeira Silvana Martins Dias Toni (responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - SCIH), que coordenou essas atividades.
Para ser eficaz e prevenir a transmissão de microrganismos infecciosos durante a prestação de cuidados de saúde, a higienização das mãos deverá ser realizada na indicação e momento correto de forma eficaz e técnica certa com produtos prontamente disponíveis no local de cuidado, enfatizou Silvana.
Prevenção de doenças
A higiene das mãos (com utilização de álcool ou com sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes que se pode executar para reduzir a propagação de patógenos e prevenir as infecções, incluindo a COVID-19.

“Assim tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade podem desempenhar um papel importante na prevenção das infecções praticando a higiene frequente das mãos e salvando vidas”, acrescentou a responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HEM.
Entre as atividades realizadas com os colaboradores do Hospital Espírita de Marília, foram dinâmicas envolvendo o tema da campanha global “SALVE VIDAS – Higienize suas Mãos”, além da distribuição de uma guloseima com a frase: “cuidado seguro para todos está nas suas mãos”.
A correta higienização das mãos deve ocorrer em cinco momentos específicos:
- Antes de tocar no paciente;
- Antes da realização de procedimentos limpos/assépticos;
- Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;
- Após tocar no paciente;
- Após tocar superfícies próximas ao paciente.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





