O Hospital Espírita de Marília (HEM) completa, nesta terça-feira, 75 anos de fundação. A data será comemorada com uma celebração (às 10h), no Centro Médico Achonchego, oportunidade em que serão inauguradas as mais recentes reformas realizadas: a reforma da farmácia, da central de esterilização de materiais e a sala de visitas (espaço terapêutico) que passará a contar com uma cafeteria.
A data está sendo muito comemorada pela diretoria e colaboradores, mesmo porque, em apenas 10 anos, o HEM está colocando em prática (e avançar muito) o projeto de se transformar em "hospital geral", proporcionando um atendimento diferenciado à população de Marília e região.
"Tudo isso está sendo possível graças ao apoio constante de uma grande equipe de voluntários, grupos de apoio e de renomadas empresas de nossa cidade e região que não tem medido esforços em nos ajudar. Nós só temos a agradecer de coração por todo esse apoio", afirmou o Controller do hospital, Bruno Armentano.
História do hospital

O Hospital Espírita de Marília foi fundado em 18 de julho de 1948, com objetivo de garantir atendimento e bem-estar em saúde mental à seus pacientes.
A capacidade inicial do Hospital era de 120 Leitos. Hoje, são 330 leitos, dos quais 260 são conveniados com o SUS e 40 destinados aos pacientes particulares e de convênios, além dos 30 leitos destinados ao tratamento de menores dependentes químicos.
Mas, com a reforma psiquiátrica (Lei 10.216, de 2001), que teve como marca registrada o fechamento gradual de hospitais que prestam esse tipo de atendimento, a diretoria do HEM encarou um desafio: se tornar um hospital geral, proporcionando atendimento em diferentes especialidades médicas.
Centro Médico Aconchego
Após vários estudos que sempre esbarravam nas dificuldades financeiras, em 2012 a diretoria do HEM (sob a presidência de Vicente Armentano Júnior) decidiu encarar esse desafio.
Mas, os diretores não estavam sozinhos. Muito pelo contrário: desde então, centenas de voluntários e empresas, a grande maioria anônimos, passaram a colaborar tanto financeiramente como dedicando seu tempo pessoal.
Em 2016, foi criada a "Clínica Aconchego", inicialmente com 28 leitos de internação voltados inicialmente ao atendimento psicogeriátrico, geriatria e pós-cirúrgicos. No ano seguinte o projeto avançou: foram implantados três consultórios, sala de pequenas cirurgias, além de exames de raio X e ultrassonografia.
Em apenas oito anos de atividades, hoje a antiga "clínica" deu lugar para um moderno Centro Médico Aconchego, com duas unidades próprias (ao lado do prédio inicial do HEM, na rua Dr. Joaquim de Abreu Sampaio Vidal).

São 16 especialidades médicas, fisioterapia, psicologia/psiquiatria, Centro de Pesquisas (em parceria com o dr. José Augusto Sgarbi), Cardiologia e mais recentemente Oftalmologia.
Isso sem falar na ala de Diagnóstico por Imagem que foi implantada após a instalação de um equipamento de tomografia computadorizada, por meio recursos do governo federal. Só nessa unidade são feitos cerca de 1.600 atendimentos/mês via SUS.
Todo esse trabalho graças participação de empresas como o Tauste, Dori, Jacto, Replan, além de grupos de apoio, como Maçonaria, Lions e Pro-Vida.
Reformas e melhorias
Paralelamente às constantes ampliações nos serviços prestados pelo Centro Médico Aconchego, também estão sendo realizadas reformas na estrutura do prédio do HEM, com o propósito de garantir sempre melhores condições de atendimento aos pacientes e aos colaboradores que trabalham diariamente.

O Controller do hospital, Bruno Armentano, cita como exemplo, a troca (no ano passado) de 10 mil telhas do prédio visando inclusive garantir segurança de todos, além de substituição de 1.200 metros quadrados de piso. Isso sem falar em inúmeras outras melhorias já realizadas e aquelas em execução.
"Isso tudo graças a participação de inúmeros voluntários realizando tradicionais ações anuais (como feijoada beneficente) e também de muitas empresas fornecedoras de materiais. É sempre assim: quando ficam sabendo que é uma necessidade do hospital, fazem doações ou preços diferenciados", enfatizou Bruno.
Em comemoração aos 75 anos, nesta terça-feira serão inauguradas algumas dessas mais recentes reformas: a central de farmácia, do centro de esterilização de materiais e a sala de visitas que passa a ser tornar espaço terapêutico contando até com uma cafeteria, em parceria com a Apple Pie Cafeteria, que passará a funcionar no local.
Lideranças destacam atendimento
Lideranças marilienses destacaram o trabalho desenvolvido pelo Hospital Espírita de Marília em prol da comunidade de toda região. "O HEM hoje é um hospital modelo para nossa cidade", afirmou o vereador Sérgio Nechar que, como médico, tem profundo conhecimento nas necessidades da população nessa área.

"Olha, fazer 75 anos só mesmo com muita garra e contar com apoio de tantas pessoas e empresas. Tudo aqui é muito bem planejado e os pacientes elogiam o atendimento pelos médicos, colaboradores e direção", acrescentou. Dr. Nechar destacou ainda é um dos poucos hospitais que ainda fazem filantropia. "Eu mesmo já operei pacientes que não tinham condições financeiras. Me sinto muito honrado em fazer parte desse projeto", concluiu.
O secretário municipal da Saúde, Osvaldo Feriolli Pereira, também enfatizou a importância do HEM para a saúde pública, tanto que é parceiro em chamamentos públicos visando o atendimento de pacientes via SUS.
"É um hospital em transformação. Fugiu daquele paradigma de hospital psiquiátrico para se tornar um hospital geral com inúmeras especialidades, se preparando sempre para o futuro", destacou o dr. Osvaldo Ferioni.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





