É o movimento "Chega de Silêncio" que mostra grande defasagem da tabela SUS.
Em adesão ao movimento nacional por mais recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), os hospitais filantrópicos de Marília e região paralisam procedimentos eletivos nesta terça-feira (dia 19).
Santa Casa de Marília, HBU (Hospital Beneficente Unimar), Maternidade Gota de Leite, HEM (Hospital Espírita de Marília) e Santa Casa de Pompeia se uniram para protestar.
Outdoors foram espalhados pela cidade em protesto pelo reajuste da tabela SUS e valorização dos hospitais filantrópicos.
Mobilizações internas também já foram feitas, bem como a busca de apoio político junto a prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e toda a sociedade.
Na Santa Casa de Marília foram remarcados atendimentos no Complexo Ambulatorial "Bento de Abreu Sampaio Vidal".
Repercussão
O HEM (Hospital Espírita de Marília), por exemplo, reiterou a importância da realização da mobilização nacional por melhorias aos hospitais filantrópicos. "Aprovamos e apoiamos o movimento. Também temos as mesmas dificuldades apresentadas pelos outros hospitais", disse o controlador do hospital, Bruno Armentano.
Já a Direção da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário) informou que vai suspender 50% das cirurgias eletivas que estavam previstas para esta terça-feira. Rotineiramente são realizados 20 procedimentos ao dia, mas serão feitos apenas 10.
"Não se trata de greve, mas de uma forma de alertar a sociedade para os sérios problemas financeiros enfrentados pelos hospitais filantrópicos que estão tendo aumentos de custos cada vez mais elevados, enquanto a tabela de pagamento do SUS continua congelada há anos", informou a presidente da Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni.
"Quero deixar bem claro que somos favoráveis à valorização dos profissionais da saúde. O que estamos reivindicando é um aumento de recursos do SUS, pois os valores pagos são ínfimos e estão prejudicando sobremaneira os hospitais filantrópicos", ressaltou o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.
E a Santa Casa de Pompeia informou através do seu provedor, Alair Fragoso, que suspendeu as cirurgias eletivas previstas para acontecer neste dia 19 de abril.
"Chega de Silêncio!"
O movimento "Chega de Silêncio!" é coordenado nacionalmente pela CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas) para que gestores e profissionais de saúde rompam o silêncio e exponham a crise da maior rede hospitalar do SUS.
Vídeos e materiais de divulgação foram produzidos e estão sendo veiculados com o intuito de fazer chegar até os parlamentares e governantes a grave crise vivida por hospitais filantrópicos de todo o País. O objetivo é buscar apoio para que muitas dessas unidades hospitalares não fechem as portas.
Desde o início do plano real, em 1994, a tabela SUS e seus incentivos foi reajustada, em média, em 93,77%, enquanto o INPC (Índice de Preços no Consumidor) em 636,07%, o salário-mínimo em 1.597,79% e o gás de cozinha em 2.415,94%.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





