ABHU e Santa Casa atingem capacidade máxima e HC está em 96%. Vítima, de 70 anos, vai receber tratamento a 80 km de distância.
A Secretaria Municipal da Saúde de Marília anunciou na noite deste domingo a quinta transferência de pacientes da cidade para hospital da região. Trata-se de um idoso de 70 anos que foi encaminhado, no final da tarde, para a Santa Casa de Paraguaçu Paulista.
Dos quatro pacientes que haviam sido transferidos anteriormente para hospitais da região, dois deles acabaram morrendo e os outros dois acabaram retornando para Marília
O motivo de mais essa transferência é que Marília está praticamente sem leitos de UTI ao atingir 100% de ocupação na Santa Casa e ABHU (Hospital Universitário), enquanto que o Hospital das Clínicas está com mais de 96% de ocupação, isto é, praticamente também em capacidade máxima.
Marília possui um total de 60 leitos de UTI/SUS e, neste domingo, 59 deles estavam ocupados por pacientes em condições graves de saúde por causa da Covid-19.
A situação é mais tranquila em relação aos leitos clínicos (menor complexidade): dos 73 existentes, 30 estavam ocupados.
.jpg)
Taxa de ocupação de leitos de UTI em hospitais de Marília e região neste domingo.
Transferência de urgência
De acordo com a nota da Secretaria da Saúde, o paciente transferido hoje é um homem, tem 70 anos e deu entrada no P.A. Sul ontem à noite, sendo encaminhado à sala de emergência do local em insuficiência respiratória.
Paciente agora está na UTI da Santa Casa de Paraguaçu Paulista.
Diante do agravamento do quadro (evoluiu para intubação orotraqueal e mantido em ventilação mecânica), por volta das 23 do mesmo dia foi solicitada vaga em UTI nos hospitais locais.
Como a ocupação atinge praticamente 100% em todos, houve necessidade de transferência para a Santa Casa de Paraguaçu Paulista. O paciente foi transportado de UTI do SAMU no final da tarde.
De acordo com a secretaria da Saúde, esta é a quinta transferência de pacientes de Marília para região desde o início da pandemia. O anterior tinha ocorrido no dia 20 de janeiro, envolvendo um homem de 49 anos que foi levado para a Santa Casa de Tupã.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





