Para quem gosta dos dias mais longos, com luz natural até 7h, 7h30 da noite, está chegando a hora de se despedir do horário de verão.
O horário de verão termina de sábado para domingo, 22, e agora, o desafio é reduzir o consumo logo no começo da tarde.
Os reservatórios das hidrelétricas ainda estão baixos. E é preciso pensar a longo prazo em garantir energia para o ano inteiro, que mal começou. O governo tem agora um novo plano. O Ministério de Minas e Energia estuda comprar energia do Uruguai.
O horário de verão começou no dia 19 de outubro em Brasília e mais dez estados do Sudeste, Centro-Oeste e da região Sul. Vai terminar na madrugada de sábado para domingo.
Tem gente contando as horas.
O principal objetivo do horário de verão é estimular um aproveitamento maior da luz do dia para reduzir um pouco a concentração do consumo de energia no comecinho da noite.
Evitar, por exemplo, que a iluminação pública seja acionada no mesmo momento em que pessoas chegam em casa e ligam a luz, a TV, o chuveiro elétrico, e outros aparelhos.
A economia com o horário de verão ajuda, mas é pequena perto do tamanho do problema que o país vive por causa da queda na geração de energia hidrelétrica.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288






