Um caso que serve de alerta a todos foi registrado na tarde desta terça-feira em Marília. Um mecânico de 46 anos foi vítima de um conhecido golpe, onde estelionatários ligam para a vítima, e informam que algum parente teria sido sequestrado, e exigem um depósito em dinheiro para a liberdade do ente querido.
A 'vítima do sequestro' desta vez foi a sobrinha do mecânico. Por volta das 14h, ele recebeu uma ligação, e ao atender, entrou em desespero: um homem gritava que havia sequestrado sua sobrinha, e que iria matá-la se ele não cumprisse todas as exigências. Para piorar, gritos de uma garota podiam ser ouvidos através do telefone. O pânico tomou conta do homem, que imediatamente foi até uma lotérica localizada em um supermercado próximo à Avenida Esmeralda, e efetuou um depósito de R$ 300 na conta informada pelos golpistas.
Só após realizar a transação, conseguiu entrar em contato com a sobrinha, que estava bem, e não entendia o que estava acontecendo. Foi aí que o homem notou que foi mais uma vítima do golpe, e não conseguiu desfazer a transação bancária.
Ele registrou ocorrência na Central de Polícia Judiciária de Marília, informando o telefone e também a conta passada pelos criminosos. A Polícia Civil irá investigar o caso.
VELHO GOLPE:
Este golpe faz parte da safra de "novos" golpes tipicamente brasileiros, que desfrutam peculiaridades sociais e econômicas do país e são organizados sobretudo por presos ou facções criminosas.
Em alguns casos os golpistas solicitam também o fornecimento de um certo número de códigos de cartões de recarga para celulares pré-pagos (servem para os presos se comunicarem desde os presídios).

A performance teatral dos golpistas muitas vezes inclui gritos no fundo do telefonema e fornecimento de detalhes da pessoa supostamente seqüestrada para assustar e convencer o interlocutor a pagar rapidamente.
Na realidade o tal membro da família não foi seqüestrado, mas provavelmente recebeu logo antes um telefonema de alguém que com alguma desculpa conseguiu obter várias informações pessoais, inclusive o telefone do familiar vítima que irá receber as ameaças.
Muitas vezes ficam ligando direto no número do suposto seqüestrado para manter-lo ocupado de forma que não seja possível para os familiares fazer contato e verificar se está mesmo seqüestrado.
COMO EVITAR:
Ganhe tempo, verifique através de outros números onde está a pessoa supostamente seqüestrada, use qualquer recurso para conseguir falar com ela.
Se possível, desligue o telefone logo no início da conversa, a fim de descobrir que a pessoa não foi sequestrada e está bem. Não se deixe amedrontar pelas ameaças e leve em conta que, quando os golpistas disserem que não pode desligar, é exatamente porque não querem que você tenha a chance de verificar o que eles afirmam pois, assim, descobriria que não houve seqüestro algum.

De forma geral, durante a conversa, NUNCA forneça ou confirme qualquer dado seu ou de seus familiares, quais endereços, local de trabalho etc... Se forem verdadeiros seqüestradores já saberão tudo, se não forem é melhor não muni-los de informações sobre você e sua família.
Uma vez verificado que é golpe, o conselho é que ligue para a polícia denunciando o fato (inclusive o número de origem da ligação, sempre um celular) e deixando eles tomarem as medidas cabíveis.
Não atenda nunca mais telefonemas vindo daquele número, em hipótese alguma. Lembre-se que estará tratando com criminosos e presidiários.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





